quinta-feira, 23 de março de 2017

A importância da Declaração do Imposto de Renda.

A importância da Declaração do Imposto de Renda.


Muitos elaboram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (DIRPF) por se enquadrar em uma das obrigatoriedades que a lei impõe. Outros fazem a declaração apenas para receber a restituição dos seus impostos pagos na fonte durante todo ano calendário anterior. Outros declaram para não pagar a temida multa de R$ 165,74. Mas existe outro importante motivo para fazer a Declaração de Ajuste Anual do seu Imposto de Renda.

A Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física é importante para demonstrar, também, a “Evolução Patrimonial” de seus bens, perante a Receita Federal. Ou seja, ela visa demonstrar a situação patrimonial de seus bens, ano-após-ano. É como se fosse tirar uma fotografia de seu patrimônio anualmente, no último dia de cada ano, demonstrando a evolução positiva ou negativa de seus bens.

Por isso, é aconselhável e é importante demonstrar todos os bens que você possui em seu nome. Não que seja obrigatório, mas para fins de evitar notificações ou a própria malha fina, aconselha-se a manter tudo informado, sem esconder nada.

Por exemplo, na compra de um veículo. Se de um ano para o outro você declara que comprou um veículo, a Receita Federal, através da Declaração do Imposto de Renda, vai querer saber COMO você comprou o veículo.

Então, seguindo nesse exemplo, existem duas formas de comprar um veículo [ou qualquer outro bem]: 1) Ou você poupa, e vai guardando dinheiro numa poupança e ou aplicação financeira, ou 2) você contrai um empréstimo ou financiamento para comprar.

Então, se você, optando pela primeira opção, comprar um veículo com dinheiro guardado na poupança, o correto seria sempre declarar os saldos dessas poupanças/aplicações financeiras, para demonstrar a Receita Federal a real EVOLUÇÃO PATRIMONIAL anual e demonstrar, também, que você tem/teve condições ($$) de comprar um veículo À VISTA, naquele momento.

No entanto, se você comprou um veículo através de um empréstimo/financiamento, pela segunda hipótese, a Receita Federal também vai querer saber quanto você tem de DÍVIDAS contraídas e para qual finalidade foram tomadas.

Por tanto, se você comprou um veículo ou qualquer outro bem, em um determinado ano, efetuando o pagamento à vista (em dinheiro – espécie ou depósito), mas você nunca demonstrou a evolução de sua poupança através de suas contas bancárias nas suas declarações de imposto de renda, anteriores, não ficaria estranho? A Receita Federal poderia questionar: “De onde veio o dinheiro para comprar esse veículo? Apareceu de onde? Foi doação?”.

Hoje a Receita Federal, Secretarias da Fazenda Estadual, Prefeituras, Órgãos de Trânsito, Instituições Financeiras, Bancos, possuem todas as informações de cada operação e de que cada pessoa faz, todas interligadas. Ou seja, as informações são todas cruzadas. Então, faz parte do processo fazer questionamentos. Particularmente, é necessário se fazer muitas perguntas para refrescar a memória do contribuinte se teve alguma coisa que possa interferir. Pois, precisa-se checar cada situação e informação.

Por isso, é importante, se você deseja permanecer alinhado com a RECEITA FEDERAL, tendo todas as informações bem declaradas, não adianta ocultar informações. Pois, como já dito “AS INFORMAÇÕES SÃO TODAS CRUZADAS”. Nada escapa. Você pode até pensar que está enganando o FISCO, mas hoje é difícil tal proeza e não se aconselha tal incoerência. O correto é SEMPRE ser transparente nas informações prestadas. A transparência e as informações fidedignas são as melhores veredas para seguir na hora de declarar o seu Imposto de Renda.

Mantenha registrado a sua Evolução Patrimonial e não tenha medo. Declare certo, que tudo vai dar certo!!





Nenhum comentário:

Postar um comentário